/

6 de abr. de 2010

TAREFA 04 - MOVIMENTOS SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS NO ESPAÇO ESCOLAR

Objetivo: Realizar ações que promovam soluções sustentáveis no espaço escolar.

AÇÃO 1: Reciclagem de tecido

Nossa comunidade faz da separação do lixo o sustento das famílias, mas queremos ir além.
Desta forma criamos na escola, no "puxadinho", um espaço para reciclar retalhos de tecidos que foram doados por malharias, pois eram restos de suas confecções . Neste espaço os alunos do II Ciclo estão aprenderam a costurar fuxicos e com estes fizeram chaveiros, florzinhas ou decoraram latinhas de "Nescau" que agora servem de porta lápis na sala de aula. Nosso trabalho ficou muito legal, alguns alunos querem continuar em casa fazer chaveirinhos de flor para vender e, na escola, já estamos planejando o presente para o "dia das mães".


Ah! Só para lembrar, o cabelo do nosso mascote também é de retalho de elástico, que foi outra doação.









AÇÃO 2: Reciclagem de Água


Nossa escola tem a coleta da água da chuva por calhas e esta água vai direto para a rede pluvial.
Na nossa comunidade muitas famílias ainda não possuem água encanada em suas casas.
Comparando estas duas realidades diferentes e ao mesmo tempo muito próximas, surgiu a idéia de construir um espaço para coletar a água da chuva. O local escolhido foi próximo a horta de chás e temperos. Este espaço foi construido pelo EJA e a água coletada será utilizada para molhar as plantas da horta.


Vale lembrar que ao construir este espaço tivemos o cuidado de nos proteger contra o mosquito da Dengue.




AÇÃO 3: Reciclagem de pilhas

As pilhas apresentam em sua composição metais considerados perigosos à saúde humana e a nossa legislação já estabelece níveis máximos dessas substâncias em cada pilha. Algumas empresas investiram para diminuir a quantidade destes produtos e tornar a pilha menos prejudicial, contudo, a sociedade ainda não está devidamente esclarecida sobre os ricos à saúde e quando necessita descartá-la não sabe o que fazer.
Desta forma um grupo de alunos do III Ciclo, juntamente com a professora, criaram este espaço de coleta de pilhas, que serão encaminhadas a outro ponto coleta e reciclagem adequado.


Atenção para as pilhas!





AÇÃO 4: Reaproveitamento de sucatas


Aqui nesta escola nada se perde, tudo se transforma.
Na sala de Arte Educação a professora criou um novo espaço para desenvolver a criatividade e um novo olhar sobre materiais descartáveis que durante todo o ano serão coletados pelos alunos, professora e colegas. Este material é o lixo limpo que o aluno atribui um novo valor e cria verdadeiras obras de arte. Está acontecendo aula após aula, numa concentração e num envolvimento espetacular, desafiando principalmente alunos de progressões.


Trabalhos merecedores de uma exposição, muito bonito! Parabéns!










AÇÃO 5: Plantio de árvores de sombra

O plantio de árvores para auxiliar ao combate a poluição foi um dos objetivos da realização desta tarefa, além de criar um espaço agradável de sombra e beleza verde.
Nossa escola foi construida em uma área aproximada de 22m de largura por 100m de comprimento, com apenas uma pequena árvore em frente a escola , no pátio interno frente a sala das funcionárias.
Foi numa campanha anterior que os alunos, professores e funcionários plantaram cinco novas árvores. O tempo passou ,os alunos se formaram, alguns professores não estão mais conosco , as árvores foram crescendo e os alunos já estão curtindo a sua sombra. Porém, infelizmente uma destas árvores teve que ser retirada para a construção da SIR.
Agora, revendo esta história, as turmas B21 e B31 aceitaram o desafio de plantar a sua árvore, além de ajudá-la a se desenvolver.

Plantamos duas mudas de jasmim-manga,que no futuro, além de nos auxiliar ao combate a poluição, nos dará uma bela sombra perfumada.

 





AÇÃO 6: Plantio de pomar


" Parece mentira, mas aquela goiaba gostosa que comemos no período das férias não era da nossa goiabeira. Eram frutinhas deliciosa, com o gosto de fruta de antigamente, dos galhos da árvore do vizinho que caiam para o nosso pátio ultrapassando os muros da escola".
Foi lembrando este acontecimento que funcionários, professores, estágiários e alguns alunos aceitaram o desafio de construir um pomar. O espaço é pequeno, mas...
... acreditamos que no futuro poderemos saborear mamão, banana, laranja e caqui, além da goiaba do vizinho.
Que delícia!







AÇÃO 7: Reciclagem de lâmpadas


Nossa escola possui um grupo de alunos que está sempre pronto para auxiliar na manutenção da escola. Já colocaram cortinas, arrumaram trincos , colocaram espelhos... trocaram lâmpadas e foi prontamente que estabeleceram um local para armazenar as lâmpadas.
As lâmpadas fluorescentes precisam ter o cuidado redobrado no seu recolhimento. Nossas lâmpadas que deveriam ir para o lixo o serviço de manutenção leva quando vem em nossa escola fazer algum reparo elétrico ou a empresa Silex cuida deste material aqui em Porto Alegre.
Nossa proposta é não colocar lâmpadas junto com o lixo comum e continuar a pesquisar outros postos de recolhimento. Valeu a força!




AÇÃO 8: Reciclagem de papel

Na biblioteca possuimos dois locais para armazenarmos jornais e revistas. Há várias propostas para a reutilização deste material, que pode ser uma simples leitura, ou um recorte de artigo para a aula de português, ou recorte e colagem de letrinhas para a alfabetização, ou recorte de produtos com preços para a aula de matemática, ou a seleção de figura humana para o desenho artístico na sala de artes... Revista e jornal sempre são bem vindos.
Mas foi maravilhosa a atividade que a turma A21 desenvolveu e já motivou outras turmas a também realizar. Estes alunos, juntamnete com a professoram, realizaram todo o processo de reciclagem do papel jornal transformando em outro material, transformaram letrinhas que auxiliam na alfabetização.

FICOU JÓIA!! Foi uma nova descoberta.














AÇÃO 9: Reaproveitamento alimentar (alimentação alternativa)


Nesta cruel realidade onde muitas crianças e adultos passam fome, não é aceitável o não aproveitamento de todo um vegetal que é riquíssimo em vitaminas no preparo da refeição do dia a dia. Desta a forma a turma B22, com sua professora e as funcionárias da cozinha construiram e colocaram em prática uma proposta de aproveitamento dos legumes e frutas.
Eles confeccionaram e entregaram para as mães da escola convite para uma oficina da culinária.
Na oficina fizeram bolo de casca de banana e suflê de legumes onde se utiliza a beterraba e toda a sua folha.
Foi um sucesso e está agendado para o início do inverno uma oficina de sucos alternativos.







AÇÃO 10: Plantio de folhagens e flores, compondo um jardim

A turma B11 não poderia ficar de fora da proposta deta 4ª tarefa , pois é de pequeno que se desenvolve o respeito pela natureza e a valorização a cada plantinha. Apesar de não termos muitos espaços na escola, a turma encontrou um cantinho e construiu um pequeno jardim. O objetivo agora é observar como estas plantas irão se desenvolver e manter o jardim lindo, pois com certeza em outros cantinhos poderemos construir mais um jardim.
Parabéns pela iniciatica!



 
AÇÃO 11: Composteira

O solo de nossa escola é de péssima qualidade para o plantio e construir uma composteira foi fundamental para proporcionar o enriquecimento do solo para as hortas, jardins e pomar.
A turma C22, com sua professora, o estagiário e as funcionárias da cozinha encararam este desafio e construiram a composteira. A cozinha agora já tem um destino mais proveitoso para seu lixo orgânico natural e com o tempo poderemos melhorar a qualidade do nosso solo.
Ficou beleza!






AÇÃO 12: Reciclagem de óleo de cozinha

As "garotas" da cozinha prontamente colocaram em prática um desejo antigo, o de reciclar o óleo de cozinha. Apesar de não existir muita fritura nas refeições da escola, sempre pode sobrar algum óleo. Os professores agora também utilizarão a escola como ponto de referência para reciclar seu óleo de cozinha.
O novo desafio agora será criar uma oficina de sabão e duas funcionárias já se dispuzeram em realizá-la, é só agendar. Um belo exemplo de conscientização!






AÇÃO 13: Espaço de separação de lixo


Os pequenos do JB já estão aprendendo a lição :"todos nós devemos nos conscientizar e fazer a separação do lixo". A escola possui espaço de separação de lixo no seu corredor principal, na sala dos professores e na cozinha. Quando se faz a separação do lixo desde pequeno ,ao crescermos este ato continua de forma natural.Algumas crianças estão acostumada a verem seus pais reciclando,mas agora aqui na escola relatam sua experiência e fazem novas descobertas.

Parabéns pequenos!





 
AÇÃO 14: Herbário 
A turma C11, juntamente com o professor de ciências, está fazendo novas descobertas e catalogando um mundo novo que antes não era visto. No laboratório estão descobrindo quais as espécies de vegetais que se desenvolvem aqui na nossa região e construindo um herbário. Este trabalho poderá ser apresentado para os colegas das outras turmas em nossas exposições internas. Parabéns, ficou um trabalho bem interessante!






AÇÃO 15: HORTA
Os alunos da C22 são guerreiros e sempre acreditam que é possível!
Este ano novamente estão participando da construção da horta e mesmo sabendo das dificuldades não deixam de realizar a atividade. Nosso solo é péssimo para o plantio e pega pouca iluminação solar,mas alguma coisa sempre nasce. No ano passado conseguimos colher couve e cozinhamos panquecas verdes .Também fizemos suco de limão com couve, que ficou uma delícia. Este ano estamos construindo uma nova horta plantando couve , brócolis, radite, chicória e alguns temperos.

Parabéns pela horta e em breve vamos descobrir novas receitas!








AÇÃO 16: ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA

Para realizar está atividade convocamos toda a escola. É uma ação simples, mas que necessita da conscientização de todos. É simples, pois o último a sair da sala sempre deverá olhar e desligar lâmpadas e ventiladores.
O planeta agradece! Vamos economizar!




AÇÃO 17: Horta Suspensa de chás e temperos


Alguns alunos do EJA juntamente com os professores criaram um espaço para o plantio de chás e temperos. Nosso espaço escolar é pequeno e desta forma os alunos buscaram outra alternativa , acabando por optarem por utilizar garrafas pet para fazer o plantio. As garrafas foram cortadas no seu comprimento e serviram de vaso. Depois de colocar a terra e a muda, as garrafas foram presas com barbantes na parede da SIR, ficando suspensas, em um local que recebe bastante iluminação solar. O resultado parece uma obra de arte.
Dando continuidade, os alunos na aula de ciências e na informática irão procura os benefícios medicinais, na nossa cultura popular, para cada chá cultivado. Os alunos das totalidades iniciais procuraram receitas com os temperos.
As cozinheiras da escola já foram visitar este espaço e já encontraram alguns temperos para o feijão.

Parabéns EJA ! Foi um sucesso!

Abra os slides e acompanhe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário