/

4 de out. de 2010

O BRASIL QUE QUEREMOS

Objetivo: Inspirados na música Brasil 500, interpretada por Milton Nascimento, expressar–se artisticamente, contemplando o slogan O Brasil que Descobri.



1 – Composição de uma paródia revelando suas descobertas sobre o Brasil que almeja ter.


A professora Glaubia Maria Martins da Silva se prontificou a realizar junto com os alunos da C11 a tarefa da Gincana Solidária: Paródia da música “Brasil 500”.
Dentro da proposta para o terceiro trimestre da disciplina Português, o gênero poesia foi trabalhado através da música parodiada, e cada grupo ficou livre para escolher o gênero musical.(2 professores e 14 alunos)

Paródia 1: Brasil 500



Caravelas ao mar
Velas ao vento
500 anos
Brasil é o nosso momento
Brasil, Brasil, Brasil


500 anos te descobrindo
Descobri que o Brasil parece uma grande emoção
Descobri que o Brasil é uma grande participação
O melhor lugar pra viver é aqui
Mas não foi Cabral, foi nós que descobrimos


Brasil você parece um coração
Descobri que o Brasil é uma grande nação
Brasil vou cantar até você ouvir
É desse jeito que me faz sorrir
Brasil, Brasil, Brasil
Brasilllllllllllllllll.

Alunas: Agda, Edivaine, Daniela F.



Paródia 2: Brasil 500 anos



Se eu saio do Brasil eu fico com saudade
Dentro do Brasil Surgiu a realidade
Eu mando minha letra
E curto de montão agora mando
A rima para meu mano Pimpão.


Caravelas ao mar, velas ao vento
Dentro do Brasil tem vários detentos
O Brasil é velho
Que droga eu Lamento,
Mas isto aí que diferença faz?
As pessoas no Brasil só querem paz.


Alunos: Andrei e Jorge




Paródia 3: BRASIL 510


CARAVELAS AO MAR
VELAS AO LEU
AZUL CELESTE COMO O CEU
BRASIL, BRASIL.


DESCOBRI QUE NO BRASIL SOMOS TODOS IRMÃOS.
DESCOBRI QUE O BRASIL È UMA GRANDE NAÇÃO.
O MELHOR LUGAR PRA VIVER É AQUI.
MAS NÃO FOI VOCÊ.
FOI EU QUE DESCOBRI.


BRASIL VOCÊ È LINDO,
510 ANOS TE DESCOBRINDO.


ALUNAS: SABRINA, PRISCILA, THAYNARA


Paródia 4: BRASIL


Alunos: Jackson, Maurício e Jean




Parabéns alunos pela criatividade das paródias!
Contextualizado à disciplina cumpriram com sucesso a tarefa!!!!
Valeu! 


2 – Apresentação de uma dramatização, encenando situações que gosta ou que gostaria de viver no Brasil .
O QUE É PÁTRIA, MEU MENINO ?

Os alunos das turmas A11 e A21 fizeram uma linda apresentação, dramatizando "O que é pátria, meu menino?". Por meio desta encenação demonstraram suas expectativas em relação ao  Brasil  que temos, contribuindo à construção de cidadãos críticos que atuem no fortalecimento de nossa pátria.(4 professores e 50 alunos)







Parabéns pela belíssima dramatização!
Se depender destas "sementinhas" teremos, com certeza, uma pátria mais justa e solidária!



3 – Produção de uma História em Quadrinhos, retratando o Brasil que gosta ou que gostaria de ter como país.

Vários alunos se motivaram a produzir histórias em quadrinhos a partir da temática "O Brasil que queremos".
Os interessados podiam fazer sua história em quadrinhos individualmente ou em grupo.
A partir dos recursos disponíveis, em diferentes momentos, os alunos escolheram entre realizar sua HQ na sala de aula (usando lápis, papel, canetinha, regua, giz de cera, lápis de cor,...) ou no Laboratório de Informática (utilizando os softwares História em Quadrinhos com a Turma da Mônica ou Hagáquê).


As HQ construídas pelos alunos surpreenderam os professores, pois retomavam vários temas abordados em estudos realizados anteriormente, como direitos e deveres, saude, meio ambiente, animais, cidadania, entre outros.

HQ 1 - O BRASIL QUE QUEREMOS

HQ 2 - MEU BRASIL IDEAL


 HQ 3 - O BRASIL SEM VIOLÊNCIA

HQ 4 - VAMOS MUDAR O BRASIL

HQ 5 - BRASIL MAIS LEGAL

HQ 6 - O BRASIL DOS MEUS SONHOS

HQ 7 - BRASIL MELHOR

HQ 8 - O BRASIL QUE GOSTARÍAMOS


HQ 9 - O BRASIL QUE EU QUERO


HQ 10 - UM BRASIL MELHOR
Além da disponibilização das HQs no blog da Equipe Migrantes foi construído um lindo painel para socialização das belíssimas HQs produzidas e selecionadas pelos alunos das turmas A31, B21 e B31(2 professoras e 57 alunos).


Parabéns, Equipe Migrantes!!!
Arrasou na utilização dos vários recursos disponíveis na escola!


4 – Montagem de um vídeo, cantando e interpretando a música Brasil 500, canção inspiradora da tarefa do mês.

 Foi com muito empenho e dedicação que os alunos do 1º ciclo - juntamente com suas professoras, com os oficineiros de percussão, de capoeira e da TVREM - cantaram e interpretaram a música Brasil 500. Para abertura desta apresentação tivemos o aluno João que deu um show no cavaquinho, com Brasileirinho.(9 professores e 75 alunos)







A empolgação foi tamanha que realizaram duas apresentações:

1)  Brasil 500 - versão original




2) Brasil 500 - versão Migrantes






Dá-lhe, dá-lhe, dá-lhe Migraaaaantes!!!!

Foi emocionante ver, ouvir, cantar, participar, sentir a energia que inundou nossos corações... Pertencimento à pátria amada, união, cidadania, alegria e companhia são alguns dos ingredientes para fazermos um país cada vez melhor, porque "dentre outras mil, és tu Brasil, ó pátria amada"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário