/

12 de jul. de 2010

TAREFA 10 - MOVIMENTOS SOLIDÁRIOS CUIDANDO DA SAÚDE

Objetivo: Abordar questões relativas aos cuidados com a saúde, despertando para atitudes e procedimentos que levem a posturas saudáveis e construtoras de um ambiente adequado ao viver com qualidade.


Tarefa 10.1 - Elaborar um informativo

CONECTADO

O III Ciclo, em parceria com a Escola Aberta, prontamente se engajou nesta tarefa.
A comunidade assídua ao Escola Aberta - Oficina de Informática - já tem a prática de construir informativos, pois mensalmente edita e publica  o "CONECTADO" com registros relevantes do mês.
Dessa forma, esta equipe deu o apoio necessário para que os alunos do III Ciclo pudessem cumprir com êxito a tarefa 10.1 da Gincana Solidária, sob a responsabilidade da professora Jussara.

Parabéns, alunos! O Conectado está bombando na comunidade escolar Migrantes!

Número de envolvidos: 43 alunos e 3 professores










Tarefa 10.2 - Seja repórter por um dia

VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA!


A tarefa de construir uma reportagem foi realizada pelos alunos da C21 e alunas da B22. Foi uma experiência emocionante que nos fez refletir sobre a vida e seu valor, principalmente o quanto é importante coisas pequenas que fazemos diariamente, até de forma automática, como respirar ou tomar um copo de água, entre outros.
Também nos sensibilizou e nos mostrou que é possível pensar e fazer algo pelo próximo, de maneira simples como doar sangue, ou mais complexa como doar um rim.

Os alunos, primeiramente,  pesquisaram sobre os locais em que existem banco de sangue e setor de transplantes, os critérios para ser doador, os processos até chegar ao receptor,  roteiros das entrevistas, para depois partir à saída de campo. 

Na fase seguinte houve todo o preparo de como organizar uma reportagem, passo a passo, da edição à produção final, é claro que dentro das possibilidades e equipamentos que a escola possui.

Número de envolvidos na realização das entrevistas: 20 alunos, 6 professores e 20 pessoas da comunidade


Entrevista 1 - doador de sangue

Entrevista 2 - doador de sangue

Acompanhamento pós-doação de sangue para coletar dados para reportagem

Entrevista 3 - equipe técnica do Banco de Sangue e do Setor de Transplantes, buscando coletar dados das instituições para produção das reportagens

Entrevista 4 - receptores de sangue

Entrevista 5 - receptora de órgão


Reportagem 1 - Banco de Sangue - Hospital São Lucas




Reportagem 2 - Setor de Transplantes - Hospital Dom Vicente Scherer



Número de envolvidos na realização das reportagens: 20 alunos, 7 professores e 6 pessoas da comunidade.


Para realizar esta parte da tarefa também houve um preparo anterior de pesquisa, roteirização, coleta de dados, edição e produção final das reportagens.
Além das entrevistas com doadores,  receptores e equipe técnica do Banco de Sangue e do Setor de Transplantes, realizamos diversas atividades que resultaram em duas reportagens que retratam casos expressivos de doação e de recebimento de doação.

Parabéns, Equipe Migrantes!
Mais um desafio que cumprimos com empenho e dedicação, fortalecendo movimentos solidários na comunidade escolar e em seu entorno!

Nenhum comentário:

Postar um comentário